segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao participar das aulas foi possível constatar que a grande maioria dos alunos possuem os conhecimentos básicos de informática, sabem efetuar pesquisas na internet e utilizar os editores de apresentações. Portanto a falta de conhecimento dos alunos não pode ser desculpa para não utilizar o laboratório de informática.
Constatamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas. Mais um indício de que a informática é um importante aliado do professor para tornar as aulas mais interessantes e, com isso, melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Ao término de nossa participação nas aulas, os alunos ainda não haviam concluido os trabalhos. A professora nos explicou que após a conclusão dos mesmos, os alunos serão encaminhados ao auditório para efetuarem as apresentações.
Através de observações e em conversa com a responsável pelo laboratório de informática, constatamos que os laboratórios de informática são muito requisitados, porém sempre pelos mesmos professores.
Percebemos também que os professores que mais requisitam o laboratório são aqueles que ministram as disciplinas de: Arte, Sociologia, Filosofia, Geografia e História (geral e de Rondônia). Os professores que utilizam com uma menor freqüência são os de Português e Biologia. Os professores das disciplinas na área de exatas praticamente nunca utilizam o laboratório.
Em conversa com os professores de Matemática, eles justificaram que não utilizamo o laboratório porque se sentem inseguros e o laboratório não possui um profissional habilitado para acompanhar as aulas.
Este dado é muito importante, pois evidencia a nescessidade da escola possuir em seus quadros profissionais habilitados na área de informática.